DONA NILZA E SR MIGUEL ARAÚJO: MESTRES POPULARES, FAZEDORES DE CULTURA E PATRIMÔNIOS VIVOS DA CIDADE DE TAPEROÁ, BAIXO SUL DA BAHIA

CIDADE DE TAPEROÁ - BAHIA

TERRA AMADA POR D. NILZA E SR MIGUEL ARAÚJO.


A Cidade de Taperoá originou-se de uma aldeia indígena em 1561, passando ao longo dos tempos por diversas transformações até a sua constituição em cidade no século XIX.  É uma localidade pequena, constituída de praças, casarões coloniais, prédios históricos, atrativos naturais e patrimônios culturais, que em meio às evoluções e transformações sociais, mantém-se graças ao trabalho do Senhor Miguel Araújo com quase 90 anos de idade. Artista plástico local, pesquisador, pintor e escultor, e Dona Nilza Araújo 79 anos, sua esposa, mestra popular, apaixonada pela cultura local, costureira, artesã, poetisa e folclorista. Este simpático casal são profundos militantes da cultura e responsáveis pela manutenção da memória, de grande parte do folclore e dos festejos culturais da cidade.

TRABALHOS E IMPORTÂNCIA DO CASAL NA MANUTENÇÃO DA CULTURA POPULAR DO BAIXO SUL DA BAHIA


DONA NILZA ARAÚJO– Nascida em 16 de Abril de 1942 na Zona Rural de Ituberá. Passou parte da sua infância em Cairú, e foi lá, que motivada por seus pais adotivos, começou sua paixão e trajetória de amante da cultura popular e folclorista. Aposentou-se como professora e ao longo de quase 8 décadas sua contribuição na preservação da cultura popular é enorme. Ela dá vida a Boneca Lili e a muitos personagens do folclore Taperoense, grande parte dele criado pelo seu marido Miguel. Participou do Terno Estrela do Oriente, canta e recita nos Desfiles Cívicos, é porta-bandeira dos desfiles municipais, participante ativa das atividades do Dia do Folclore, sai de Mandú, personagem do Zabiapunga, veste-se e costura as suas roupas de cigana, dondoca, traieira, alardo, samba de roda, bumba-meu-boi, terno de reis, barquinha. Vestia-se de anjo na festa de Nossa Senhora do Rosário, de anjo nas demais procissões locais, participava da quadrilha junina, dos Bailes da Chita, desde a infância.

Dona Nilza conheceu Miguel Araújo indo para uma festa na Igreja de Nossa Senhora de Conceição, casou-se com ele em 1959. Estão juntos e unidos em prol da cultura popular há mais de 60 anos. Juntos tiveram 3 filhos, sendo dois falecidos, netos e bisnetos.


 MIGUEL ARAÚJO – Nasceu em Taperoá no dia 07 de maio de 1933, na Rua Poeta Oscar Pinheiro.  O Mestre Miguel Araújo aprendeu de maneira empírica desde a sua infância seus muitos ofícios. Tudo começou por volta dos 5 anos, nas pinturas dos passeios, madeiras e papéis. Sua produção cultural é enorme e o tempo inteiro é transformada em novos saberes, que são materializados nas suas produções artísticas feitas em ferro, palha, madeira, materiais recicláveis. Toda esta produção guarda de maneira significativa as memórias de um morador que convive há mais de 80 anos com a dinâmica das transformações da Cidade de Taperoá. Além disso, Mestre Miguel é um enorme 

pesquisador e desenhista da história de Taperoá. Um Artista Plástico que trabalha com muitas técnicas, todas elas voltadas a manutenção da história e da cultura do Baixo Sul da Bahia. Grande parte das igrejas da região possuem santos, restauros, figuras e obras feitas por ele.

 Este olhar de pertencimento é o que faz com que a cultura seja mantida de maneira essencial, tornando Miguel Araújo um profundo conhecedor, fazedor e mantenedor da rica produção cultural e história da Cidade de Taperoá-Bahia.

 

O MUSEU CASA MIGUEL ARAÚJO EM TAPEROÁ


O Casal Nilza e Miguel Araújo, reúne dentro da sua casa um grande acervo artístico. Cada canto é disputado e preenchido entre móveis e peças produzidas pelo escultor, criando assim, uma harmonia muito interessante. Os espaços desta casa e museu contém um pouco da história da cidade, esculturas de santos, pinturas, cadernos com poesias e coleções de obras de arte que simboliza a essência do seu pertencimento a Cidade de Taperoá. Todo este rico acervo, nos sensibiliza profundamente, pois somos conectados através do olhar de preservação do senhor Miguel e Dona Nilza Araújo. Conversar com o casal é ouvir excelentes narrativas que nos mostram uma Taperoá rica de cultura popular. As narrativas são concretizadas pelas ilustrações, pinturas e esculturas esculpida e bordada pelas mãos primorosas deste casal. 

Não se pode negar que é fundamental viajar ao Baixo Sul, conhecer o Museu Miguel Araújo em Taperoá sob a ótica deste casal de ilustres moradores, mostrando à todos nós que essa paixão pela cultura nutrida por eles, assegura a manutenção da cultura popular local e é legada para todas as gerações de visitantes e moradores desta ilustre cidade.

 

VISITA DOS ALUNOS DA PROFESSORA ANA CARLA NUNES – 2015

Essa visita teve como objetivo promover uma imersão dos alunos as obras e a vida de seu Miguel Araújo e Dona Nilza. Como estudantes e jovens, é importante o reconhecimento ao trabalho do casal em prol da cultura popular e a criação de uma relação de respeito a trajetória de vida e a experiência de mestres da cultura popular.

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIAS DE SALINAS DA MARGARIDA, CAIRÚ, TAPEROÁ E SALVADOR.

A ORIGEM E AS FESTAS DO BAIRRO DO SANTO ANTONIO ALÉM DO CARMO: UMA PARTE SIGNIFICATIVA DA HISTÓRIA DA BAHIA.

MESTRES DOS SABERES E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO - PAIXÕES DAS MINHAS PESQUISAS!