HISTÓRIAS DE SALINAS DA MARGARIDA, CAIRÚ, TAPEROÁ E SALVADOR.

SALVADOR – CAPITAL DA BAHIA.












A cidade nasceu como protagonista do país: em 1549 foi declarada a primeira capital do Brasil. Claro, a localização era estratégica para os europeus e nela houve uma junção muito importante entre as três raças presentes na formação do Brasil: A indígena, africana e portuguesa – mas não há dúvida de que as belezas naturais também arrebataram os navegantes.

Difícil até hoje não se impressionar com a paisagem das praias do norte, como Itapuã, eternizada por Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Toquinho, do famoso Centro Histórico de Salvador, do boêmio Rio Vermelho, ou mesmo da orla central, onde fica a Praia da Barra, famosa por seu farol e museus.

Mais que a geografia e a natureza, o homem fez de Salvador lugar especial, na beleza das construções históricas, dos museus, da gastronomia, da música, das festas populares, da arte, da cultura, dos mestres populares, dos bairros históricos e da famosa hospitalidade do seu povo.

Venha viver e conhecer Salvador com a gente!

 

TAPEROÁ









A linda Taperoá está localizada à margem do canal que separa o continente do Arquipélago de Tinharé, denominado de Salgado. Originou-se de uma aldeia indígena, São Miguel de Taperoguá, fundada pelos jesuítas sobre uma colina, em 1561. Além de uma bela praça com prédios históricos e seculares datados do século XIX, a cidade tem uma fábrica de beneficiamento do dendê e um píer de atracação no Canal de Taperoá, denominado de Ponte Nova, onde, no passado, partia o vapor para Salvador.

O município possui grandes reservas florestais, onde predominam madeiras nobres como maçaranduba, sucupira, vinhático, putumuju e louro.
Da linda Igreja de São Brás (séc XVII) que fica no ponto mais alto da cidade que nos presenteia com uma vista primorosa de toda região e é possível ver ao longe a ilha de Cairu. Na região podemos conhecer o Museu Miguel Araújo famoso artista popular local, onde ele e sua esposa Dona Nilza preservam parte da história das festas e manifestações populares, fazendas na zona rural, a famosa Chegança da Cidade e os Festejos de São Brás, padroeiro local.

Venha viver Taperoá com a gente!

 

VALENÇA


Valença não é passagem de acesso para Morro de São P[aulo, para quem conhece suas curiosidades, a cidade é  também um lindo e importante destino na Costa do Dendê. Sua feira livre é riquíssima de frutas da região, seu Centro, pincelado de casarões, sobrados e construções coloniais do século 18 enfeitam as ruas, toda cidade é banhada e espelhada pelo imponente rio Una. Um tour pela cidade da Igreja de Nossa Senhora do Amparo é fundamental. Erguida na parte alta do município e datada de 1757, guarda mosaicos de azulejos portugueses e nos oferece uma vista panorâmica da região. Outras visitações que são obrigatórias: As igrejas Matriz do Sagrado Coração de Jesus e São Pedro do Tento, as ruínas da antiga fábrica de tecidos, a Ponte do rio Uma, a Câmara Municipal da Cidade, o Atracadouro Bom Jardim, a Festa da Padroeira, o famoso São Pedro, as atividades de verão, dentre outros locais e festejos fundamentais para a história e cultura do Baixo Sul da Bahia.


Valença também tem praias e áreas naturais, como as famosas Praias de Guaibim, Guaibinzinho, Taquary,  a Ponta do Curral, a área de Proteção do Candengo, Balneário da Ilha do Conde,

E uma vasta zona rural, com muita diversidade de passeios, trilhas, cachoeiras, rios, corredeiras, fazendas, quilombos, comunidades tradicionais, culinária típica e muita coisa linda que merece e muito ser fotografada e visitada.

Venha Viver Valença com a gente!

 

SALINAS DA MARGARIDA

 












A cidade de Salinas da Margarida,é muito conhecida no estado, pela beleza de suas praias de águas mornas e calmas da Baia de Todos os Santos. Muito propicia para a pesca e a prática de esportes náuticos.  Cidade linda, com muita história desde a farta produção de sal que hoje é recanto para quem está buscando sossego e tranquilidade. A história de Salinas das Margarida se faz intrigante a partir da origem do nome dado ao município. O nome tem sua história contada de várias formas, misturadas á lendas que são passadas até os dias de hoje de geração para geração. Umas delas conta em versão romântica, a homenagem feita pelo Comendador Manoel de Souza Campos à sua esposa, que supostamente chamava-se Margarida.

Seus Principais Atrativos Turísticos: a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, Praia da Barra do Paraguaçu, banhada pelo Rio de mesmo nome, sendo ela uma das praias marítimo/fluviais mais procuradas desta região, Terreiros de Candomblé, Umbanda, Igrejas seculares dos seus povoados, comunidades, e uma vasta culinária típica de peixes e frutos do mar pescados e mariscados na própria região.

Outras praias com trilhas, banhos de rio e mar, com orla pavimentada e quiosques que oferecem bons serviços e  a riqueza  de cada um de seus distritos, também compõem este lindo lugar: Praia da Encarnação, Praia de Conceição, Praia do Dendê e Dourado, Praia do Araçá, Praia da Ponte, Praia do Amor todas elas reúnem um mar morno e calmo, águas tranqüilas, ideais para banho em qualquer período das marés inclusive os noturnos no verão.

Venha viver Salinas com a gente!

 

CAIRÚ

 



Paraíso do Baixo Sul da Bahia, Cairu é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do estado. O  nome “Cairu” deriva-se do Tupi Guarani e significa “Casa do Sol”. Local de lindas praias, que atrai turistas de diversas partes do mundo.

Formado por 36 ilhas, esse é um dos poucos municípios arquipélago do Brasil. A cidade revela uma diversidade única de recursos ambientais, turísticos, econômicos, culturais, históricos, gastronômicos e tantos outros.

 

O município fica em uma região rica em patrimônios culturais materiais e imateriais. São dois sítios histórico-naturais classificados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC: o centro histórico da cidade de Cairu e o Sítio de Morro de São Paulo. Além disso, são 14 monumentos
isolados espalhados pelo município.

Quem vai à histórica cidade não pode deixar de visitar o Convento de Santo Antônio, o mais importante monumento arquitetônico da Ordem Franciscana, um dos primeiros do Brasil – e marco do Barroco brasileiro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as ruas de pedra, os casarios coloniais e o cais do porto. Em Morro de São Paulo, um dos principais monumentos é a Fortaleza, que cerca boa parte da Vila. Além dos monumentos históricos, a região oferece inúmeras ilhas, cercadas de águas claras e mornas. Possui faixas de praias inabitadas e mata atlântica rica em fauna e flora tropical. Das 26 ilhas destacam-se mundialmente a de Cairú, Tinharé, Garapuá, Gamboa, Canavieiras, Galeão, São Sebastião e Boipeba.

Dentre todas elas Morro de São Paulo e suas belíssimas praias se destacam como uma das mais importantes do estado.

 

Venha viver Cairú com a gente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ORIGEM E AS FESTAS DO BAIRRO DO SANTO ANTONIO ALÉM DO CARMO: UMA PARTE SIGNIFICATIVA DA HISTÓRIA DA BAHIA.

MESTRES DOS SABERES E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO - PAIXÕES DAS MINHAS PESQUISAS!