HISTÓRIAS DE SALINAS DA MARGARIDA, CAIRÚ, TAPEROÁ E SALVADOR.
SALVADOR – CAPITAL DA BAHIA.
A cidade nasceu como protagonista do país: em 1549 foi declarada a primeira capital do Brasil. Claro, a localização era estratégica para os europeus e nela houve uma junção muito importante entre as três raças presentes na formação do Brasil: A indígena, africana e portuguesa – mas não há dúvida de que as belezas naturais também arrebataram os navegantes.
Difícil até hoje não se impressionar com a paisagem das praias do norte, como Itapuã, eternizada por Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Toquinho, do famoso Centro Histórico de Salvador, do boêmio Rio Vermelho, ou mesmo da orla central, onde fica a Praia da Barra, famosa por seu farol e museus.
Mais que a geografia e a natureza, o homem fez de Salvador lugar especial, na beleza das construções históricas, dos museus, da gastronomia, da música, das festas populares, da arte, da cultura, dos mestres populares, dos bairros históricos e da famosa hospitalidade do seu povo.
Venha viver e conhecer Salvador com a gente!
TAPEROÁ
A linda Taperoá está localizada à margem do canal que separa o continente do Arquipélago de Tinharé, denominado de Salgado. Originou-se de uma aldeia indígena, São Miguel de Taperoguá, fundada pelos jesuítas sobre uma colina, em 1561. Além de uma bela praça com prédios históricos e seculares datados do século XIX, a cidade tem uma fábrica de beneficiamento do dendê e um píer de atracação no Canal de Taperoá, denominado de Ponte Nova, onde, no passado, partia o vapor para Salvador.
O município possui grandes reservas florestais, onde predominam madeiras nobres como maçaranduba, sucupira, vinhático, putumuju e louro.
Da linda Igreja de São Brás (séc XVII) que fica no ponto mais alto da cidade que nos presenteia com uma vista primorosa de toda região e é possível ver ao longe a ilha de Cairu. Na região podemos conhecer o Museu Miguel Araújo famoso artista popular local, onde ele e sua esposa Dona Nilza preservam parte da história das festas e manifestações populares, fazendas na zona rural, a famosa Chegança da Cidade e os Festejos de São Brás, padroeiro local.
Venha viver Taperoá com a gente!
VALENÇA
Valença também tem praias e áreas naturais, como as famosas Praias de Guaibim, Guaibinzinho, Taquary, a Ponta do Curral, a área de Proteção do Candengo, Balneário da Ilha do Conde,
E uma vasta zona rural, com muita diversidade de passeios, trilhas, cachoeiras, rios, corredeiras, fazendas, quilombos, comunidades tradicionais, culinária típica e muita coisa linda que merece e muito ser fotografada e visitada.
Venha Viver Valença com a gente!
SALINAS DA MARGARIDA
A cidade de Salinas da Margarida,é muito conhecida no estado, pela beleza de suas praias de águas mornas e calmas da Baia de Todos os Santos. Muito propicia para a pesca e a prática de esportes náuticos. Cidade linda, com muita história desde a farta produção de sal que hoje é recanto para quem está buscando sossego e tranquilidade. A história de Salinas das Margarida se faz intrigante a partir da origem do nome dado ao município. O nome tem sua história contada de várias formas, misturadas á lendas que são passadas até os dias de hoje de geração para geração. Umas delas conta em versão romântica, a homenagem feita pelo Comendador Manoel de Souza Campos à sua esposa, que supostamente chamava-se Margarida.
Seus Principais Atrativos Turísticos: a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, Praia da Barra do Paraguaçu, banhada pelo Rio de mesmo nome, sendo ela uma das praias marítimo/fluviais mais procuradas desta região, Terreiros de Candomblé, Umbanda, Igrejas seculares dos seus povoados, comunidades, e uma vasta culinária típica de peixes e frutos do mar pescados e mariscados na própria região.
Outras praias com trilhas, banhos de rio e mar, com orla pavimentada e quiosques que oferecem bons serviços e a riqueza de cada um de seus distritos, também compõem este lindo lugar: Praia da Encarnação, Praia de Conceição, Praia do Dendê e Dourado, Praia do Araçá, Praia da Ponte, Praia do Amor todas elas reúnem um mar morno e calmo, águas tranqüilas, ideais para banho em qualquer período das marés inclusive os noturnos no verão.
Venha viver Salinas com a gente!
CAIRÚ
Formado por 36 ilhas, esse é um dos poucos municípios arquipélago do Brasil. A cidade revela uma diversidade única de recursos ambientais, turísticos, econômicos, culturais, históricos, gastronômicos e tantos outros.
O município fica em uma região rica em patrimônios culturais materiais e imateriais. São dois sítios histórico-naturais classificados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC: o centro histórico da cidade de Cairu e o Sítio de Morro de São Paulo. Além disso, são 14 monumentos
isolados espalhados pelo município.
Quem vai à histórica cidade não pode deixar de visitar o Convento de Santo Antônio, o mais importante monumento arquitetônico da Ordem Franciscana, um dos primeiros do Brasil – e marco do Barroco brasileiro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as ruas de pedra, os casarios coloniais e o cais do porto. Em Morro de São Paulo, um dos principais monumentos é a Fortaleza, que cerca boa parte da Vila. Além dos monumentos históricos, a região oferece inúmeras ilhas, cercadas de águas claras e mornas. Possui faixas de praias inabitadas e mata atlântica rica em fauna e flora tropical. Das 26 ilhas destacam-se mundialmente a de Cairú, Tinharé, Garapuá, Gamboa, Canavieiras, Galeão, São Sebastião e Boipeba.
Dentre todas elas Morro de São Paulo e suas belíssimas praias se destacam como uma das mais importantes do estado.
Venha viver Cairú com a gente!
Comentários
Postar um comentário